O produto orgânico é cultivado sem o uso de adubos químicos ou agrotóxicos. É um produto limpo, saudável, que provém de um sistema de cultivo que observa as leis da natureza e todo o manejo agrícola está baseado no respeito ao meio ambiente e na preservação dos recursos naturais.
O agricultor orgânico, que considera a natureza sua amiga, está sempre aprendendo com ela, respeita seu tempo, suas limitações de solo, água, clima, etc. Percebe as inter-relações que existem entre todos os elementos que compõem o meio ambiente. Enfrentando as dificuldades impostas pelos limites naturais e éticos em relação a esse processo de produção, este agricultor, com satisfação e acreditando na proposta, procura produzir economicamente, mas acompanhando e respeitando o ritmo da natureza, atuando e procurando encontrar um máximo de equilíbrio coma mesma.
Com o crescente interesse pela agricultura orgânica, surge a necessidade de uma verificação segura, que garanta ao consumidor a certeza de estar adquirindo produtos orgânicos. O IBD - Instituto Biodinâmico de Desenvolvimento Rural, fiscaliza e certifica produtos orgânicos no Brasil de acordo com normas internacionais. Este selo só é conferido após rigorosos exames de controle de qualidade de solo, água, reciclagem de matéria orgânica, dentre outros.
Sete motivos para consumir produtos orgânicos:
- Evita problemas de saúde causados pela ingestão de substâncias químicas tóxicas. Pesquisas e estudos tem demostrado que os agrotóxicos são prejudiciais ao nosso organismo e os resíduos que permanecem nos alimentos podem provocar reações alérgicas, respiratórias, distúrbios hormonais, problemas neurológicos e até câncer.
- Alimentos orgânicos são mais nutritivos e mais saborosos.
- Protege a qualidade da água.
- Protege futuras gerações de contaminação química.
- Restaura a biodiversidade, protegendo a vida animal e vegetal.
- Ajuda pequenos agricultores e economiza energia.
- A qualidade do produto orgânico é certificada.
0 comentários:
Postar um comentário