segunda-feira, 18 de maio de 2020

Eco Horta

Nesse mês de maio, nós do Grupo Ecociente, estamos fazendo um mês todo sobre Horta!

Começamos no dia 03/05 com o seguinte post:

Olá pessoal!!! Nesse mês vamos estar falando sobre a produção própria de alimentos! Ter uma hortinha pode fazer muita diferença para sua saúde física e também para sua saúde mental!!! 👩🏻‍🌾👨🏼‍🌾
A gente deu uma olhada na #euqueplantei e ficamos impressionados com a quantidade de pessoas que tem experimentado ser responsável por uma parte do que é consumido em nossas casas!
Isso garante um alimento de qualidade e sem o uso de produtos sintéticos desnecessários, pois estamos falando de pequenas produções e em pequenos espaço!
Do nosso quintal para nossa mesa!!!
Vem com a gente nesse aprendizado!


Logo em seguida, fazendo um gancho que a última Eco Provocação, nós falamos sobre a produção da própria hortinha/do próprio alimento! 
E para isso fizemos um passo a passo, com o material necessário e o como montar a sua horta:





Em seguida, fizemos um VOCÊ SABIA?, post semanal super querido por nossos seguidores.



VOCÊ SABIA?

É fato comprovado que a jardinagem não beneficia somente as plantas, mas também o jardineiro, a sensação de ser responsável pelo seu nascimento e crescimento é muito gratificante, eleva o emocional e aumenta substancialmente o humor. O processo de cultivar plantas faz bem tanto para a saúde física como para a mental e, por isso, é muito utilizado como terapia complementar no tratamento de várias doenças. Ser responsável por um ser vivo eleva a autoestima dos pacientes.
Vários estudos também demonstraram a eficiência do envolvimento com as plantas, pois é uma atividade muito relaxante, que ajuda a diminuir as preocupações e frustrações de um dia estressante, pois canaliza a nossa atenção para uma atividade que dá prazer.
Fonte: Lar, doce lar

E na Dica da semana, trouxemos a Professora Thaís Romano para nos ensinar a fazer uma hortinha na garrafa pet, e para conferir o vídeo é só acessar o link abaixo:


Além do vídeo da Thaís, também tivemos outros vídeos com dicas da Duda e da Tati, que você assiste clicando nos links abaixo:



E após essas dicas, foi a vez dos nossos alunos colocarem a mão na massa, levamos um kit hortinha para cada um deles. Eles foram bem criativos e ousaram nas suas hortas, o resultado você pode conferir no nosso perfil do instagram, deixamos tudo no destaque ECOHORTA.


E finalizamos a nossa primeira semana com uma frase de impacto escolhida por nossos alunos:


"Junto com os bons frutos, que colhemos, na horta de nossas vidas, colhemos também frutos desagradáveis e indesejados. Existem muitos altos e baixos, tempos bons e tempos difíceis." - Marilina Baccarat de Almeida Leão

• • • • •

Para a nossa segunda semana de Eco Horta, pensamos em algo diferente. Fizemos um Eco Delivery de kit horta para os nossos seguidores.


E sobre o nosso Eco Delivery, fizemos o seguinte post:

Nós do grupo Ecociente queremos ver muitas hortinhas por todo lugar, pensando nisso essa semana vamos entregar um kit como esse que nossos alunos ganharam, para a comunidade!!!
Regras:
Seguir o nosso perfil;
Colocar nos comentários "eu quero ganhar" e marcar 3 amigos.
Simples assim!!!! 
Após deixarem o comentário, vamos analisar se você cumpriu com as regras e entrar em contato com você pelo direct solicitando algumas informações!!! .
Vamos doar 30 kits!!! E será por ordem do comentário, não faremos sorteio, os 30 primeiros comentários ganharão o kit se cumprirem com todas as regras acima.
Vem fazer parte dessa onda verde com a gente! 💚🌱👨🏼‍🌾👩🏽‍🌾
obs: só será válido para pessoas que moram na cidade de Dourado!!!

E recebemos muitas perguntas sobre o nosso kit, e resolvemos fazer um post falando sobre quais mudinhas vinham no kit!


No nosso kit tem as seguintes mudinhas:
- cebolinha
- rúcula
- alface roxa
- salsinha
- espinafre
- beterraba
além de um pouquinho de esterco!!!

Seguimos a semana com um VOCÊ SABIA? bem técnico sobre Horticultura.


VOCÊ SABIA?

Horticultura é a ciência agronômica que trata do cultivo de plantas de horta, pomar, estufa e jardim. Divide-se em olericultura, pomologia ou fruticultura, e horticultura ornamental. Esta última divisão compreende duas subdivisões: a floricultura e o paisagismo. A olericultura se ocupa do cultivo das plantas vulgarmente conhecidas pelos nomes de verduras e legumes. O primeiro desses nomes se aplica às hortaliças cuja parte consumível são as folhas: alface, espinafre, mostarda, almeirão etc. Legume é a designação botânica da vagem das plantas leguminosas, como o feijão, a lentilha e a ervilha.
Fonte: BioMania

Partimos então para a dica da semana: USO DE PALHA!!! 


O uso de palha para cobrir o solo tem múltiplas funções e é muito importante!!! Da uma olhada em alguns benefícios:
- Evita a perda excessiva de água
- Retém a umidade do solo
- Diminui o impacto da chuva e erosão
- Evita alterações bruscas no solo
- Reduz crescimento de plantas daninhas
- Enriquece o solo com sua decomposição
- Melhora muito o desempenho das culturas plantadas

Então, bora lá cobrir seu canteiro com palha de grama ou outra que tiver disponível pra ter todos esses benefícios que contamos aqui nesse post.

E sabe por que isso é necessário? Porque nosso clima tropical precisa dessa proteção, é muito sol né gente?
Faz o teste e vê como as suas plantinhas vão amar!!!
Bom plantio, bom cultivo e boa colheita!

• • • • •

Após recolhermos os nomes dos nossos seguidores, e organizarmos a nossa entrega, na sexta-feira de manhã fomos para o nosso Eco Delivery.



E finalizamos a nossa semana com uma frase de impacto:

"Porque enquanto há aquela que preferem aturar pedras, há também aqueles que preferem semear e cultivar flores."

• • • • •

E para conferir todos esses posts e outras dicas, acesse o nosso perfil no Instagram (https://www.instagram.com/grupoecociente/), e deixamos tudo salvo no nosso destaque ECOHORTA.






0 comentários:

Postar um comentário