quinta-feira, 11 de junho de 2020

Semana do Meio Ambiente

Na semana de 31/05 a 06/06, participamos da Semana do Meio Ambiente, e demos início no dia 31 com um post nas nossas redes sociais:


"Hoje damos início a mais uma semana temática aqui pelas nossas redes sociais. Nessa semana vamos falar sobre Meio Ambiente, já que no próximo dia 05 de junho é o Dia Mundial do Meio Ambiente! 💖
Fiquem ligados porque vem muita coisa legal por aí!!!!"

-

Já no dia 01/06, nossa coordenadora Veridiana fez um vídeo falando sobre Meio Ambiente, o real significado por trás do termo, já que muitas vezes não sabemos como defini-lo. E para ver o vídeo é só acessar o link abaixo:


-

No dia 02/06, terça-feira, fizemos o clássico VOCÊ SABIA?, feito por um de nossos alunos, Maicon Santos de Jesus:

VOCÊ SABIA?



O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 05 de junho e tem por finalidade criar uma postura crítica e ativa em relação aos problemas ambientais existentes no planeta. Os seres humanos são os grandes responsáveis por mudanças graves no meio ambiente, como a poluição e a perda de biodiversidade, e cabe a nós criar medidas que impeçam que nossos impactos atinjam de modo irreversível a Terra. Em 1972, na Assembleia Geral das Nações Unidas, foi criado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A criação da data marcou a abertura da Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano, conferência essa que ficou conhecida como Conferência de Estocolmo.
Fonte: Mundo Educação

-

No dia 02/06, também fizemos outro VOCÊ SABIA? já que comemoramos o Dia Nacional da Educação Ambiental!


Hoje, 03 de Junho, é o Dia Nacional da Educação Ambiental. Ok, Ecociente, mas o que é Educação Ambiental?
Como o próprio nome já diz, Educação Ambiental é um processo de educação que une questões de diversos nichos, desde noções básicas de meio ambiente até mesmo questões políticas, buscando assim formar indivíduos mais responsáveis e preocupados com questões ambientais, tendo em vista que tudo ao nosso redor é meio ambiente, e não apenas as plantas e animais que encontramos por aí.
E nós do Grupo Ecociente trabalhamos com essa vertente desde o início do nosso projeto, há quase 10 anos! E desde sempre buscamos o melhor para os nossos alunos e comunidade, fazendo o nosso trabalho com muito amor e carinho a todos os seres vivos, nos adaptando e reinventando a cada novo desafio, afinal #JuntosSomosMaisFortes! 💚 "Educação Ambiental para sustentabilidade é a compreensão de uma lógica colaborativa."

-

Ainda no dia 03, fizemos outro post com algumas dicas:


Separamos algumas ações que podem ajudar na preservação do meio ambiente. Aqui colocamos 3, mas ao longo da semana postaremos mais alguns, fiquem ligados!!!


-

No dia 04/06, quinta-feira, fizemos utilizamos um vídeo e aproveitamos o gancho para falarmos sobre Meio Ambiente e Alimentação.

Para conferir o vídeo:


"Trouxemos esse vídeo para refletirmos sobre uma situação que ocorre diariamente ao redor do mundo. Isso é apenas uma ilustração do sofrimento animal e do desmatamento de florestas em larga escala. Esse processo ocorre para que grandes áreas de florestas nativas deem lugar as pastagens ou à agricultura, e isso acarreta o problema da falta de água, além de desabrigar os animais que moravam por ali.
Diminuir o consumo de carne é um movimento que vem crescendo nos últimos anos, e a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), criou uma campanha, a Segunda Sem Carne que "se propõe a conscientizar as pessoas sobre os impactos que o uso de produtos de origem animal para alimentação tem sobre os animais, a sociedade, a saúde humana e o planeta, convidando-as a descobrir novos sabores ao substituir a proteína animal pela vegetal pelo menos uma vez por semana."
E nessa semana do Meio Ambiente convidamos vocês a refletirem sobre esse assunto e quem sabe diminuir o seu consumo de carne ao menos uma vez por semana!


-

Ainda no dia 04, fizemos uma Eco Provocação pelas nossas redes sociais:


"Queremos saber quais as mudanças que já fazem parte da sua vida que contribuem com o Meio Ambiente? Conta pra gente!"

-


"Hoje, 5 de junho, celebramos o Dia Mundial do Meio Ambiente, e nesse dia tão especial nos voltamos para tudo ao nosso redor, para os animais, as plantas, os recursos naturais, áreas urbanas e rurais, agradecendo a cada dia pelo privilégio de dividir essa casa com todos eles, afinal o planeta é a nossa casa, e aqui nós moramos e cuidamos.
Aproveitamos também para passarmos mais algumas dicas e ações de como cuidar do Meio Ambiente:
Não corte, nem pode árvores sem autorização. Poda drástica é PROIBIDA!! Preserve a vegetação nativa. Não desmate! Não coloque fogo!
Respeite os períodos de proibição da pesca
Não compre, nem tenha animais silvestre em casa.
Não maltrate animais silvestres ou domésticos.
A natureza é forte, mas precisa da nossa ajuda para se manter firme nesse período tão incerto. Se cada um fizer a sua parte, construímos uma teia de boas ações, tendo a certeza de que #JuntosSomosFortes. E já dizia Martin Luther King Jr, 'se soubesse que o mundo acabaria amanhã, eu ainda hoje plantaria uma árvore.'"

-

Além do post acima, também fizemos um vídeo com o Johnny em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, e para conferir é só acessar o link:


-

E finalizamos a semana no dia 06/06, sábado, com duas frases de impacto:


“A poluição do planeta é apenas um reflexo externo de uma poluição interior psíquica gerada por milhões de indivíduos inconscientes, sem a menor responsabilidade pelos espaços que trazem dentro de si.” ECKHART TOLLE
Frase escolhida pela nossa aluna: @sara_vitoriaa0


Mais uma frase para refletirmos e encerrar essa semana tão especial para nós! 🌎🐯🌿💚
E quem escolheu essa frase foi a nossa coordenadora Luciana Munhoz.


0 comentários:

Postar um comentário