terça-feira, 28 de setembro de 2021

Semana da Árvore

Na quarta semana do mês de setembro, uma semana muito especial para nós, comemoramos o Dia da Árvore e também o início da Primavera aqui no hemisfério sul


Demos início a semana na segunda-feira (20/09) com uma frase de impacto.


"Nesses tempos de céus de cinzas e chumbos, nós precisamos de árvores desesperadamente verdes." Mário Quintana
-
Na terça-feira (21/09), Dia da Árvore, foi dia de VOCÊ SABIA?


Além disso, também foi dia de encontro com o Jone, nosso parceiro de longa data. Ele veio falar com os nossos alunos sobre árvores!





Foi a nossa primeira aula teórica no nosso espaço, num dia tão simbólico que é o Dia da Árvore. O Jone falou da importância dessas pequenas fábricas de oxigênio desde o surgimento da humanidade até a atualidade, e ao final do encontro cada aluno pôde levar para casa uma mudinha de uma parceira nossa com a @prefeituradedourado, parceria representada pelo Departamento Municipal de Agricultura e Meio Ambiente!

Ao final do encontro, o Jone deixou um vídeo falando sobre o encontro, clica aqui para conferir!

-

E em comemoração ao Dia da Árvore e ao início da Primavera, nós do Grupo Ecociente em parceria com a @prefeituradedourado fizemos uma doação de mudinhas para todos os alunos dos 2⁰s anos da rede municipal e também para os funcionários das 3 escolas! 🌿🐛💚
Trouxemos esse vídeo para mostrar um pouquinho do que foi a nossa EcoAção, clica aqui para ser direcionado ao nosso perfil do Instagaram!



Gostaríamos de agradecer a @prefeituradedourado por essa parceira nesse projeto de doação de mudinhas para os alunos dos 2⁰s anos das Escolas Municipais aqui da nossa cidade. 🌿🐛
Que possamos plantar cada vez mais árvores para colhermos água e oxigênio!!! 



As 3 escolas nos enviaram fotos da entrega das mudinhas, então para conferir as fotos, clique no nome das escolas aqui embaixo:

-

Na quinta-feira (23/09), já que estávamos falando sobre árvores, aproveitamos para fazer uma devolutiva de uma EcoAção que realizamos no começo do ano.

"Vocês se lembram que em janeiro fizemos o lançamento de mais de 500 bolas de sementes? Hoje viemos mostrar para vocês o resultado dessa ação. 🌱🌿
O lançamento foi feito no dia 28/01/21 e esse vídeo foi gravado em julho de 2021, nesse período já conseguíamos ver uma vegetação bem seca, e também sabemos que, infelizmente, a situação não melhorou. Mas seguimos na torcida para que essas sementes cresçam e se tornem grandes árvores no futuro, juntamente com as árvores doadas aos nossos alunos, aos alunos e funcionários da rede municipal de ensino e munícipes contemplados com as mudinhas nos últimos dias!!!"
Para assistir o vídeo na íntegra, clique aqui!

Na quinta-feira também foi dia de EcoDica, então aproveitamos para indicar uma animação para refletirmos sobre a atual situação do nosso planeta! 👀
O filme se chama "O Lorax: em busca da trúfula perdida". 📽🎞


• Sinopse:
"Ted vive em um lugar onde as árvores são feitas de plástico e tudo é artificial. Ele deixa a cidade com a intenção de trazer uma árvore de verdade para impressionar a garota por quem é apaixonado."

O filme mostra uma cidade onde tudo é feito de plástico e até mesmo o oxigênio é vendido em galões. Será que estamos caminhando para um futuro assim? 

-

E para encerrar essa semana em comemoração ao Dia da Árvore e do início da Primavera, os nossos alunos tiveram a missão de plantar as suas mudinhas e nos enviarem uma foto e junto da foto, responder a pergunta "Por que as árvores são tão importantes?". Essas são as fotos e respostas que recebemos:























Um comentário:

  1. Uma boa forma de respeitar as arvores e sua preservação, é não ordenar que sejam cortadas as arvores sadias quando se trabalhava na prefeitura de dourado, como aconteceu com as arvores do jardim das flores.

    ResponderExcluir