segunda-feira, 30 de agosto de 2021

Ecoponto

Durante a quarta semana do mês de agosto, voltamos a falar sobre resíduos e aproveitando o gancho, fizemos a divulgação do Ecoponto aqui da nossa cidade, Dourado/SP


Começamos com a divulgação na segunda-feira (23/08) e para isso, recebemos a Veri, diretora do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente, para falar um pouquinho melhor sobre o Ecoponto, como ele funciona e tudo mais. Clique aqui para conferir!

-

Na terça-feira (24/08), foi dia de encontro com o Curso de Formação. Dessa vez fizemos um CineEco com os alunos, abrimos uma sala no GoogleMeet e juntos assistimos ao filme "O Lorax: Em Busca da Trúfula Perdida" (imagem 01).

📸: Universal Studios
(imagem 01)

Além disso, ainda na terça-feira, continuamos com a divulgação do Ecoponto.
Primeiro falamos sobre um assunto que vem ganhando espaço nos últimos anos, a chamada "Logística Reversa" (imagem 02, 03 e 04)

(imagem 02)

(imagem 03)

(imagem 04)

E aproveitando que estávamos falando sobre logística reversa, falamos sobre dois itens que o descarte funciona dessa forma.

Cápsula de café 
☕  (imagem 05)

📸: Getty Images
(imagem 05)

As descobertas confirmam o que já suspeitávamos: quando comparado com o café passado em filtros de papel, o cafezinho em cápsula pode ser até 14 vezes mais prejudicial ao meio ambiente. ... Como o papel é um recurso biodegradável, ele pode passar por um processo de compostagem e, junto com a borra do café, virar adubo.
Fonte: Hypeness


Bucha de cozinha 
🧽 (imagem 06)

📸: Getty Images
(imagem 06)

O fato de a esponja de lavar louça comum na maioria das vezes não ser reciclada a torna uma verdadeira inimiga do meio ambiente. Isso porque, mesmo quando descartada corretamente, a esponja de lavar louça comum pode escapar para o meio ambiente por meio do vento e da chuva e causar significativos danos.
Fonte: eCycle


E não acabou por aqui, falamos sobre outro assunto que tem crescido nas mídias, a tal da "Economia Circular" (imagem 07 e 08)

(imagem 07)

(imagem 08)

E para exemplificar a economia circular, falamos sobre um outro resíduo, o óleo de cozinha usado (imagem 09)

📸: Getty Images
(imagem 09)

Você sabia que o óleo de cozinha usado pode contaminar o solo e ser absorvido por plantas, poluir lençóis freáticos e tornar-se impermeável, contribuindo com a formação de enchentes, se descartado de forma incorreta?
😱
Foi pensando nesse descarte incorreto e na economia circular que o pessoal do Departamento de Agriculta e Meio Ambiente passou a arrecadar óleo de cozinha usado para fazer o repasse para terceiros que produzem sabão - um exemplo prático de economia circular, né?
😉

-

Na quarta-feira (25/08), aproveitamos que estávamos falando sobre resíduos e fizemos um vídeo com a temática. As alunas do grupo mais velho, junto com algumas alunas do Curso de Formação, montaram um vídeo que foi veiculado tanto no Reels do Instagram quanto no Tik Tok.

-

Na quinta-feira (26/08), voltamos a fazer a divulgação do Ecoponto, e para isso, falamos sobre as cartelas vazias (blisters) de remédios (imagem 10)

📸: Getty Images
(imagem 10)

Na segunda-feira (23/08) a @veriguima nos contou que as cartelas vazias (blisters) de medicamentos podem ser levadas até o Ecoponto, mas o que fazer com remédios que já passaram da data de validade? Ou então com aquelas remédios que sobraram na cartela e não iremos mais usar? 💊🤔
Bom, em ambas as opções você pode levar até a Farmácia Municipal de Dourado que fica ao lado do Posto de Saúde do Centro! No entanto, os remédios que sobraram na cartela e que você não precisará mais usar, deve estar em bom estado de conservação - guardado em um ambiente limpo e arejado, e mesmo assim, ele passará por uma vistoria antes de ser repassado para outro munícipe, caso não cumpra com as regras anteriores, eles também irão para o descarte, assim como os remédios vencidos. Essa é uma solução segura, jogar no lixo e/ou vaso sanitário NÃO é uma opção!!!



Além disso, também convidamos a advogada e atual vereadora Tânia Ortiz para falar um pouco sobre a sua experiência com projetos sociais, mas principalmente sobre o Rotary Club aqui da nossa cidade. Pedimos que ela contasse um pouco melhor sobre como funciona a arrecadação dos lacres de latas de alumínio e tampas de garrafas pets e como esses resíduos podem virar cadeiras de roda e cadeiras de banho. 🛢🦽
Clique aqui para conferir!

-

Na sexta-feira (27/08), continuamos com a divulgação do Ecoponto, dessa vez falamos sobre o descarte de pilhas (imagem 11).

📸: Getty Images
(imagem 11)

Fazer o descarte de pilhas e baterias de maneira adequada é importante para evitar problemas ambientais e até riscos à saúde e à vida das pessoas. Uma vez a caminho de aterros sanitários, pilhas e baterias podem ser esmagadas ou perfuradas durante a coleta e o processamento dos resíduos.
Esses resíduos são a causa de centenas de incêndios por ano em depósitos de lixo e usinas de reciclagem. As baterias descartadas em lixos domésticos podem pegar fogo ou explodir quando danificadas por esse processo, incendiando outros materiais. 🔋
Para fazer o descarte de pilhas e baterias é necessário, antes de tudo, armazenar as pilhas e baterias sem misturá-las com outros tipo de materiais, apenas embalá-las em plástico resistente para evitar contato com umidade a fim de evitar vazamentos. 🚮
Após embaladas, as leve no posto de recolhimento, o Ecoponto, que é autorizado pela Cetesb, e assim eles farão o descarte adequado. 🚚
🔍: eCycle

-

No sábado (28/08), encerramos o Recicla São João (imagem 12) deste ano compartilhando uma mensagem do Pe. Kécio Feitosa. 

(imagem 12)

“Mais uma vez a paróquia de São João Batista em Dourado realizou a tradicional Festa de São João Batista. Pelo segundo ano consecutivo, em um novo formato, por causa das determinações de combate a COVID-19. E uma marca desse “novo jeito” de realizar a Festa foi através da parceria com o ECOCIENTE da cidade. A proposta de utilizar materiais recicláveis na entrega de todos os nossos alimentos, foi sem dúvidas uma ideia e atitude de tornar o evento também sustentável. Por isso, só temos que agradecer toda a coordenação do ECOCIENTE de Dourado, e lógico aos parceiros que colaboram para essa atitude tão rica de sentido e sobretudo de preservação do meio ambiente. Deus abençoe a todos.”
- Pe. Kécio Henrique Feitosa



E para fechar a semana, e esse assunto de resíduos...
Um problema bem grave e que pode causar grandes estragos, são as bitucas de cigarro (imagem 13).
📸: iStock
(imagem 13)

Se forem descartadas de qualquer forma, podem causar pequenos focos de incêndio, ou até mesmo incendiar áreas enormes, destruindo tudo que por ali estiver. 🚬
Então tome muito cuidado, principalmente agora que a vegetação está mais seca, aquela frase "é só uma bituca" pode trazer danos irreversíveis para o meio ambiente! 🔥























0 comentários:

Postar um comentário